Aromaterapia na Massagem: Saiba como Potencializar seus Resultados com Óleos Naturais

Tempo de leitura: 4 minutos
Já percebeu como uma boa massagem muda completamente o nosso dia? Seja ela pela manhã, se preparando para a jornada que virá, seja pela noite, após o cansaço e correria de sempre. Se você é como eu e se derrete por uma massagem bem gostosa, leia este texto até o fim que trago dicas de óleos essenciais e vegetais para turbinar sua massagem no corpo e mente. O melhor da aromaterapia que você pode aplicar em casa, ou deixar com seu massagista.

Mas antes das dicas preciso te contar um pouco sobre a relação da aromaterapia com sua massagem, relaxante ou estética.
A aromaterapia age por meio do olfato e da absorção cutânea. Enquanto os óleos vegetais ajudam na hidratação, deslizamento e nutrição da pele, os óleos essenciais atuam no sistema nervoso, circulatório, muscular e emocional. Usados juntos e da forma certa, eles transformam qualquer massagem em uma experiência profunda de cuidado.
Vou te contar aqui 5 blends super simples e muito funcionais para potencializar a massagem com aromaterapia:
1. Óleos para aliviar tensões e relaxar profundamente
Essa talvez seja a combinação mais básica para qualquer massagem relaxante. Fazer um blend com Óleo Vegetal Semente de Uva (pode ser utilizado Amêndoa Doce) + Óleo Essencial de Lavanda.
A lavanda é um dos óleos mais completos quando buscamos acalmar, tranquilizar e equilibrar as emoções. Combinada com o óleo de semente de uva (leve e de rápida absorção) fica perfeito, principalmente antes de dormir, pois vai te ajudar a reduzir o estresse e ansiedade e a aliviar a tensão muscular.

2. Massagem para estimular a circulação e dar energia
Uma dupla revigorante que é ideal para massagens energizantes, que estimulam, é a combinação do Óleo Vegetal de Amêndoa Doce + Óleo Essencial de Alecrim.
O alecrim ativa a circulação, melhora a oxigenação dos tecidos e estimula a mente. Já o óleo de amêndoa doce tem alto poder de deslizamento e é rico em vitaminas, ajudando a manter a pele macia e nutrida.
Essa dupla vai ajudar a estimular à circulação periférica, vai hidratar e suavizar a pele e também dará uma sensação de disposição e clareza mental.
3. Para apimentar a noite e dar um up na autoestima
Se o programa à dois já está na agenda, que tal dar um toque especial à noite?
Outra combinação básica, e sem erro, é juntar o Óleo Vegetal de Semente de Uva + Óleo Essencial de Ylang Ylang. Prazer e sedução garantidos!
O Ylang Ylang é conhecido por seu poder afrodisíaco e por despertar sensações de prazer, acolhimento e confiança. Combinado com o óleo de semente de uva, cria uma experiência sensorial única, ideal para massagens com foco no feminino e no emocional.Você vai notar uma elevação da sua autoestima e um ambiente com aroma envolvente e toque delicado.
4. Cuidando dos pés cansados

Essa é a que eu mais gosto: massagem nos pés. Para mim é muito mais gratificante receber uma massagem nos pés do que um cafuné, apesar de saber que não é o que a maioria pensa. De qualquer forma, cuidar de quem te leva para todos os lados e anda sempre cansadinho, é o mínimo não é mesmo?
Para isso, Óleo Vegetal Semente de Uva + Óleo Essencial de Hortelã pimenta, mais do que um escalda pés, um momento de refrescância e estimulação.
Para a receita, em um recipiente pequeno, suficiente para submergir os pés, misture 30 ml de óleo vegetal de semente de uva com 5 a 7 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta.
5. Para massagens faciais
E por último, mas não menos importante, a face, porque os músculos do rosto também precisam relaxar e descansar, para nos deixar linda sempre!

Para a massagem facial, Óleo Vegetal de Rosa Mosqueta + Óleo Essencial de Palmarosa. A Palmarosa é um queridinho da aromaterapia facial: ajuda a equilibrar a oleosidade da pele, tem ação antisséptica e ainda traz um aroma floral delicado. Com a rosa mosqueta, rica em ácidos graxos e vitaminas, essa combinação é perfeita para massagens faciais regeneradoras.
Benefícios:
•Melhora da elasticidade da pele
•Prevenção de linhas finas
•Equilíbrio da oleosidade e toque suave
Dica de ouro: Como diluir os óleos essenciais para a massagem
O óleo essencial não deve ser aplicado diretamente na pele. Além de evaporar rapidamente ele pode ser alergênico para a pele se aplicado puro.
Para massagem recomenda-se a diluição do óleo essencial em uma base vegetal (um óleo vegetal ou um creme base neutro).
•A proporção ideal para massagem corporal é de 1 a 3%, o que significa: de 5 a 9 gotas de óleo essencial para cada 15 ml de óleo vegetal.
Mais do que bem-estar, é saúde!
Usar a aromaterapia em massagens é mais do que uma forma de reconexão com o corpo, com as emoções e com a natureza. É hidratação e cuidado com a saúde do seu corpo.
Experimente essas combinações que citei, mas explore outras mais que você tenha vontade de conhecer. Sinta os aromas e observe como o corpo responde. Porque no fim, o que a gente realmente busca é se sentir bem na própria pele — e a natureza sempre foi nossa melhor aliada.

Fernanda Vollrath
Bióloga, mestre em Saúde e Meio Ambiente,
Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento na Herbia Cosméticos Orgânicos.