Dicas de como começar a usar Óleos Essenciais

Dicas de como começar a usar Óleos Essenciais

Tempo de leitura: 4 minutos

Conhecer a diversidade, origem e cuidados da Aromaterapia é o primeiro passo para aprendermos a usar os Óleos Essenciais (OE).

Mas como e qual comprar, como usar e para que exatamente usar é primordial para se ter os melhores resultados.

Por onde começar?

Como posso incluir aromaterapia no meu dia a dia?

Antes de tudo é muito importante entender o que você busca com a aromaterapia.

Os óleos essenciais podem ajudar pessoas que possuem dificuldade para dormir, que querem melhorar seu foco no trabalho ou nos estudos, que querem criar um ambiente mais descontraído e alegre em casa, que possuem problemas respiratórios, pode ajudar em caso de picada de insetos, em peles oleosas e acneicas podem ajudar a reduzir a inflamação, dentre muitas outras possibilidades.

Como comprar produtos de qualidade?

Gostaria de chamar atenção para algumas informações que são importantes para que você compre produtos seguros e de boa qualidade. 

Primeiro: se atente a composição do OE ou do Óleo Vegetal (OV). Eles devem ser produtos puros, ou seja, devem ter apenas um constituinte descrito na sua composição (excluído os componentes que podem conter naturalmente no próprio óleo essencial).

Segundo: avalie os selos de certificação que este produto possui, pra receber os selos a empresa e o produto passam por uma série de critérios o que aumenta a credibilidade e a responsabilidade da empresa com o consumidor. 

Terceiro: verifique o tipo de embalagem em que o produto está acondicionado (vidro obrigatoriamente para OE, e âmbar para OV).

Agora vou expor aqui pra vocês como que eu começaria, quais os óleos essenciais e vegetais que fariam parte de um kit iniciante. Preparada?

Dividi aqui em 2 óleos vegetais e 4 óleos essenciais:

Vamos começar pelos óleos essenciais:

LAVANDA – o meu preferido da vida! É um óleo muito versátil, facilmente incluído na rotina… para questões emocionais ele é perfeito para acalmar e relaxar no período da noite, via inalação, pingando umas gotinhas no travesseiro ou até mesmo com massagem na planta dos pés.

Para uso tópico, pode ser aplicado puro diretamente nas picadas de inseto (pingue uma gota em cotonete por exemplo e aplique sobre a picada de inseto).

Pode ser aplicado como um hidratante corporal ou facial, se diluído em óleo vegetal, sendo um ótimo pós sol que inclusive clareia e acalma a pele. 

MELALEUCA – efeito antiinflamatório maravilhoso, perfeito para aplicar diretamente nas acnes. Diluído em óleo vegetal é perfeito para tratar fungos e micoses.

LARANJA DOCE – muito cheiroso, perfeito pra usar em difusor durante o dia pois estimula a criatividade, traz alegria e vida pro ambiente. Em uso tópico pode ser aplicado em tratamento de manchas e deve-se evitar contato com o sol pois é fotossensível e pode gerar manchas se usado de forma incorreta.

HORTELÃ PIMENTA – usado por inalação, melhora a respiração auxiliando inclusive em casos de resfriados, sinusite e rinite. Perfeito para ser inalado antes de realizar atividades físicas (quase um pré treino) pois aumenta a disposição, a energia e o estado de alerta.

Seu uso tópico auxilia em casos de febre, tosse e dores intensas. Também é muito usado para aliviar dores de cabeça. 

E quantos aos óleos vegetais, ainda que ambos óleos possa ser usado na face e no corpo, particularmente recomendo: 

AMÊNDOA DOCE – uso corporal

SEMENTE DE UVA – uso facial.

Minha experiência com óleos essenciais

Sempre fui muito curiosa e quando ouvi falar dos benefícios da aromaterapia me dediquei para estudar e compreender as particularidades dos óleos essenciais, percebi o quanto poderia melhorar minha saúde e bem-estar e comecei a incluí-los no meu dia a dia.

Moro numa região bastante úmida e isso piorava muito minha rinite, e o óleo essencial de hortelã pimenta me ajudou demais nesse processo.

Esse foi só o começo, aos poucos fui aplicando o OE de melaleuca em pequenos machucados, em acnes inflamadas e notando seus benefícios; usando OE de lavanda diluído como hidratante pós sol e notando a forma carinhosa que o meu corpo recebia esse cuidado me fez ver resultados rápidos e surpreendentes. 

Quanto mais estudo e aprendo sobre os óleos essenciais, mais aumenta meu desejo de que outras pessoas também se apaixonem e se beneficiem do que eles têm para entregar.

Faço minhas pesquisas científicas, gero conteúdo de forma comprometida para que a Aromaterapia receba o lugar de destaque que ela merece.

E agora, bora dar os primeiros passos e conhecer um pouco sobre a maravilha dos óleos essenciais?

Jessica Thais Sabel Morais
Engenheira Química, mestre em Engenharia de Processos
Especialista em Aromaterapia
Pesquisadora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *